Curitiba-Atacama de carro com a família. Parte 1

De carro ao Atacama

O fotógrafo Daniel Castellano começa a contar aqui uma incrível experiência de viagem. Ele fez Curitiba-Atacama de carro com a família em fevereiro deste ano. Aqui, conta o primeiro trecho dessa jornada com a mulher e os dois filhos ao longo de 12 dias por 6 mil quilômetros pela América do Sul. Acompanhe com Nuestra América essa viagem inesquecível.

“Viajar sempre fez parte da minha rotina profissional. Quando ainda trabalhava na Gazeta, as viagens a trabalho eram parte da minha rotina, para fotografar os mais diversos assuntos: agricultura, economia, política e esportes.

Eram viagens em que ia na companhia do repórter e sempre tinha as pautas a cumprir, mas ficava com vontade de conhecer melhor aquele lugar por que por muitas vezes passava apressado.

De carro ao Atacama com a família
Na fronteira

Então surgiu a vontade de voltar e conhecer melhor os lugares sem uma pauta definida. Eu já tinha a vontade de viajar, faltava convencer a família.

De uns anos pra cá, 2018, mais ou menos, o nosso filho mais novo, Mauricio já não era mais criança de colo, e viajar com criança pequena é mais trabalhoso do que proveitoso. Ele com 6 anos já podia acompanhar. Nosso filho mais velho já tinha 12, então era um pouco mais fácil. Tirando a parte em que temos que convencer de que vai ficar uns dias sem internet…

De carro ao Atacama com família
Dormir é parte da viagem

Começamos a pegar gosto…

Nossa primeira viagem mais longa foi para para Minas Gerais, em um feriado de outubro, a São João del Rei, Tiradentes e Capitólio. Tudo isso de carro e em 4 dias, mais de 2 mil kms.

Aí começamos a pegar gosto. E no final deste mesmo ano, voltamos para Minas, na Serra da Canastra. Logo fomos para o Uruguai. Mais uma viagem longa de carro.

E neste ano de 2020, nas nossas férias de fevereiro, decidimos que iríamos fazer outra viagem de carro. E por que esta decisão de viajar de carro? As passagens aéreas começaram a ficar com um custo muito alto de uns tempos para cá. E como no nosso caso tudo tem que ser multiplicado por 4, começava a ficar inviável viajar de avião. E de carro também temos a opção de levar os brinquedos dos filhos e mais bagagens, e outras vantagens que vou contando aos poucos.

Então chegaram nossas férias de fevereiro e ainda não havíamos decidido nosso destino. Pensamos em algum lugar nacional, mas nossos amigos Eduardo e Virginia tinham ido de carro para o Atacama uma vez com os filhos e nos disseram que tinham gostado, era uma baita experiência.

De carro ao Atacama

A decisão: de carro ao Atacama

No sábado ainda estávamos indecisos. Mas de última hora, resolvemos que, sim, iríamos de carro até o Chile, no deserto de Atacama, e que cruzaríamos a Argentina.

Ao todo foram mais de 6 mil quilômteros em 12 dias viajando, uma experiência que nunca mais vamos nos esquecer. Passamos o sábado arrumando as bagagens, verificando se estava tudo ok com o carro, uma Duster que tem um bom porta malas e era um carro 4×4, caso precisasse passar por algum trecho acidentado.

Saímos cedo no domingo e decidimos ir até Foz do Iguaçu. A decisão de ir por Foz do Iguaçu foi nossa. Muitas pessoas fazem outro caminho, mais curto, pelo sudoeste do Paraná, passando pela fronteira em Dionisio Cerqueira. Decidimos ir até Foz pelas opções hoteleiras e para ter mais opções de destino, já que a cidade faz fronteira com a Argentina e com o Paraguai.

Este primeiro trecho, de 600 kms até Foz, fizemos com muita chuva mas rodando devagar e com segurança. No caminho até Foz, fomos procurando um hotel para ficar, pois não havíamos reservado nenhuma noite adiantado.

Tempos atrás isso seria uma loucura, teríamos que ir de hotel em hotel para pesquisar preços. Hoje você instala um aplicativo, define a data que deseja se hospedar e em quantas pessoas está. O aplicativo traz a melhor opção. Nós optamos pela opção custo-benefício pois a viagem ainda estava apenas começando.”

De carro ao Atacama com a família
Chegando perto

Segue

Veja o trabalho fotográfico de Daneil Castellano.

Leia sobre a viagem de carro do jornalista Ronildo Pimentel de Foz do Iguaçu ao Uruguai.

4 Comments on “Curitiba-Atacama de carro com a família. Parte 1”