Na terra da tequila

Festa na praça de Tequila

Você já se imaginou na terra da tequila? A cidade de Tequila fica no estado de Jalisco, no México, e é uma excelente opção para quem for visitar o país. As informações são da Secretaria da Cultura do México, que a colocou entre os “Pueblos Mágicos” do país.

Seu nome vem de “Tecuilan”, que significa “local de homenagens”. Tequila guarda zelosamente algumas de suas tradições mais antigas. Por exemplo, as bênçãos típicas das nove da noite, quando o padre local abençoa os habitantes tocando os sinos três vezes. A cidade para naquele momento, os moradores se levantam e dirigem o olhar para a igreja.

O Museu da Tequila oferece uma exposição completa sobre a história e a técnica de fabricação da famosa bebida, além de uma coleção de garrafas. O artesanato produzido no município é todo relacionado com a produção de agave e tequila. Mas também há objetos feitos de argila.

Vale a pena conhecer as lendas locais, como o pacto de Dom Cenobio Sauza com o diabo; ou da deusa asteca Mayahuel, que diz que “para todo o mal, mezcal.”

Conheça a história da tequila de beber

Os povos chichimecas, otomis, toltecas e nahuatlacanes, antes da conquista espanhola, em 1530,, já tomavam o sucos de agave. A primeira destilaria de fato foi estabelecida em 1600. Mas foi no final do século 18 que emergiu como uma indústria. 

Esta terra de ouro azul nasce no sopé do vulcão Tequila e do desfiladeiro do Rio Grande. Ali se veem paisagens da cultura de agave, velhas fazendas e destilarias.

Tequila fica  a 1.700m de altitude, tem clima semi-árido e subtropical. Ali, a maior parte do ano é seca e temperada, com temperatura média de 23 º C. Além de agave, são cultivadas frutas, como ameixa, manga e banana.

Na culinária local, a birria é típica, que muitos harmonizam com tejinos e tequila pura ou em coquetéis; Para o jantar, tostadas e pozole são típicos.

Tequila está no programa Povos Mágicos do México desde 2003. Esse programa elegeu 121 locais com características especiais para estimular a visitação. Assim, um “Pueblo Magico” é um lugar com símbolos e lendas. Além disso, tem cidades com história que, em muitos casos, foram palco de eventos importantes para o país. E são lugares que mostram identidade nacional em cada um de seus cantos, com uma magia que emana de suas atrações. Visitá-los é uma oportunidade de descobrir o encanto do México.

Atrações em Tequila

Amatitán, Chapel El Calvario, Cascada Los Azules, El ArenalHacienda e Destilaria Jose Cuervo La Rojeña, destilarias, Los Lavaderos, Mundo Cuervo, Museu los Abuelos, Museu Nacional da Tequila, Palacio Municipal, Freguesiade St. James,Quinta Sauza, Santuário Santa Cruz; Templo de Imaculada Conceição; Tequila Express Train ou José Cuervo Express, Tour de Clubes, Bares e Tabernas, Vulcão Tequila.

Google Maps

Localização

Fica a uma hora de Guadalajara, 1h50 de Tepic e 2h45 de Colima. Está localizado quase ao centro-oeste do estado, e faz limite com Zacatecas e San Martín de Bolaños ao norte, e ao sul com Ahualulco de Mercado, Teuchitlán e Amatitán.

Veja mais sobre os Pueblos Mágicos em https://www.gob.mx/cultura

Mais informações sobre o México: http://nuestraamerica.com.br/msf-trata-migrantes-

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *