2ª Festa do Queijo Uruguaio: tradição, sabor e turismo

festa do queijo uruguaio em nueva helvecia

No domingo 5 de outubro, Nueva Helvecia, no Uruguai, sedia a 2ª Festa do Queijo Uruguaio, data que este ano coincide com o Dia do Patrimônio e promete reunir milhares de visitantes de dentro e fora do país.

A festa oferece uma experiência completa: apresentações artísticas, danças tradicionais, feira de artesanato, degustações de queijos, atividades educativas sobre produção de laticínios e a oportunidade de comprar queijos artesanais e industriais a preços especiais. Foto: Divulgação

O Ministro do Turismo do Uruguai, Pablo Menoni, parabenizou o trabalho realizado para garantir a longevidade deste tipo de celebração. “O fato de este evento ser realizado novamente já é um sucesso. Parabéns pela parceria público-privada e pelo que também conquistaram com o festival do chocolate, deixando a cidade em condições de receber milhares de visitantes.”

O diretor de Turismo do Departamento de Colônia, Martín Álvarez, enfatizou a importância de produtos com identidade: “Nós, por meio dos produtos que identificam nosso departamento, geramos esses atrativos turísticos de qualidade, a rota do queijo, a rota do vinho. São produtos de identidade que distinguem nosso departamento.”

Mais do que um evento gastronômico, este festival busca posicionar a zona leste do departamento de Colônia como referência nacional em duas áreas-chave: laticínios e queijos, setores emblemáticos que fazem parte da identidade produtiva do Uruguai e são desenvolvidos com excelência na região.

O prefeito de Nueva Helvecia, Marcelo Alonso, declarou: “Hoje, estamos no bairro Suíço, berço do queijo artesanal, e de lá, ele se espalhará para o nosso departamento e para o país. Será realmente um lugar para o nosso município, um município profundamente enraizado em sua produção, e de lá, desfrutaremos do prazer de degustar queijos artesanais. Este festival nos ajudará a apreciar os sabores e, no Dia do Patrimônio, a gerar nosso patrimônio gastronômico e produtivo em nossa região e, com base nisso, a promover o turismo.”

Por mais de um século, a queijaria tem sido o grande emblema de Colônia Oriental. Ela não apenas representa a tradição produtiva dos imigrantes que fundaram a região, mas hoje constitui um marco da identidade do Uruguai em todo o mundo. O Festival Uruguaio do Queijo torna-se, assim, uma plataforma estratégica para mostrar o melhor da nossa produção leiteira, destacar a cultura local e atrair visitantes em busca de experiências autênticas.

Incluir este evento na agenda nacional de turismo e patrimônio significa dar visibilidade a uma região que combina excelência produtiva, história e hospitalidade, consolidando o Leste de Colônia como um destino que une tradição e futuro.

Leia também: As novidades da linha Miolo Giuseppe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *