Global Halal Brazil Business Forum aborda potencial de turismo muçulmano

turismo muçulmando sheraton hotel

O Global Halal Brazil Business Forum 2025, evento da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e da Fambras Halal Certificadora sobre oportunidades do chamado mercado halal, de produtos e serviços para consumidores muçulmanos, terá um painel sobre turismo islâmico. Gratuito, com vagas limitadas e o tema “Halal Green: Desenvolvimento de Destinos e Experiências Sustentáveis”, o painel será realizado em 28 de outubro, em São Paulo, no WTC Events Center, a partir das 9 horas, em formato presencial e com transmissão ao vivo pelo @CâmaraÁrabeTV do Youtube. As informações são da assessoria de imprensa do evento. Foto: Interior de um quarto do hotel Sheraton, em São Paulo, adaptado para receber turistas muçulmanos (crédito da foto: Carina Borelli)

Moderado pelo consultor da plataforma de negócios Salam Gateway Dr. Rafi-Uddin Shikoh, o evento terá a participação da consultora de turismo halal Aisha Colaboreng; do secretário de Turismo do governo paulista, Roberto de Lucena; do coordenador de mercados internacionais da Embratur, Alisson Andrade; e do diretor-geral do Conselho de Turismo da Jordânia, Dr. Abdul Razzak Arabiyat.

Segundo o secretário-geral da Câmara Árabe-Brasileira, Mohamad Orra Mourad, a proposta é destacar experiências de destinos que conseguiram fazer adaptações para incluir turistas muçulmanos entre seus visitantes. “O Brasil pode se beneficiar muito da visita de turistas islâmicos, que movimentam bilhões de dólares todos os anos em destinos que atendem suas necessidades”, diz o dirigente.

De acordo com o The Global Islamic Economy Report 2024/2025, os cerca de 1,9 bilhão de muçulmanos do planeta registram anualmente gastos com turismo de cerca de US$ 217 bilhões, que devem chegar a US$ 384 bilhões em 2028.

O viajante muçulmano busca destinos e experiências dentro de certas expectativas, por exemplo restaurantes com ao menos alguns pratos feitos com ingredientes permitidos pela religião muçulmana, oferta de refeições no período noturno durante o Ramadã, período de jejum diúrno, quartos com integração para famílias, louças adaptadas para abluções rituais e outras adaptações.

O Brasil ainda tem participação muito tímida nesse mercado. Segundo dados da Embratur compartilhados no último Global Halal Brazil Business Forum, do total de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2021, apenas 19 mil vieram de países muçulmanos. O Brasil, no entanto, começa a desenvolver suas primeiras iniciativas de turismo islâmico inspiradas em experiências internacionais.

O Sheraton WTC, que integra o complexo WTC Events Center, onde é realizado o Global Halal Brazil Business Forum, é o primeiro hotel brasileiro com certificação halal, de hospedagem amigável ao viajante muçulmano. A cidade de Foz do Iguaçu, que abriga grande comunidade muçulmana, existente, aliás, em todos os lados da tríplice fronteira, já tem parte de sua rede hoteleira adaptada.

Em 2023, o Grupo FAMBRAS, em parceria com a International Halal Academy, atuou para tornar o Estado de São Paulo um destino “muslim friendly”, no contexto do Programa de Turismo Religioso da Secretaria de Turismo. “Capacitamos profissionais do setor desenvolvemos o Guia de Turismo Halal – São Paulo Estado Muslim Friendly”, recorda Ali Zoghbi, vice-presidente da FAMBRAS Halal.

“O guia apresenta mais de 400 atrativos turísticos que respeitam as tradições islâmicas. Além disso, reúne restaurantes, hotéis com infraestrutura adequada – como tapetes para oração e sinalização para a Meca – e uma lista de mesquitas e serviços voltados para muçulmanos”, seguiu Zoghbi, recordando ainda um protocolo de intenções do Grupo assinado com o governo do Distrito Federal para promover o turismo halal em Brasília.

Para Mohamad Orra Mourad, da Câmara Árabe, o Brasil tem potencial como destino halal. “O turista muçulmano, especialmente o árabe, que está entre os maiores usuários de turismo de luxo do mundo, tem identificações com o Brasil: a natureza, as praias, a alegria do povo, o futebol, que exercem verdadeiro fascínio. Precisamos apenas acolhê-los”, diz.

Nas tardes dos dias 27 e 28 de outubro, às 14 horas, no mesmo local, será realizado o Congresso Técnico Científico Halal (CTec Halal, inscrições aqui), iniciativa da International Halal Academy, o primeiro instituto privado da América Latina especializado em treinamento, capacitação e qualificação sobre o mercado halal.

O Global Halal Brazil Business Fórum 2025 tem o patrocínio de MBRF (Marfrig/BRF), Modon, Seara Alimentos, Eco Halal, Emirates, Grupo MHE9, Prime Company, Carapreta Carnes Nobres e SGS.


Serviço:

Quando: 27 e 28 de outubro, a partir das 9 horas

Onde: WTC Events Center, São Paulo, SP

Endereço: Avenida Nações Unidas, 12551.

Programação: https://globalhalalbrazil.com/

Leia também: Brasil é o 7º país que gera empregos no turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *