O Juma Amazon Lodge, referência em hospitalidade sustentável na Amazônia, conquistou o Selo Green Key, a mais rigorosa certificação internacional de turismo sustentável. Desta forma, ele se torna o primeiro hotel de selva das Américas a receber tal reconhecimento, reforçando seu compromisso e responsabilidade com a Amazônia.
A certificação, concedida no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), atesta que o hotel opera com uma gestão responsável alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O programa Green Key avalia critérios rigorosos em 13 áreas, incluindo uso eficiente de energia e água, gestão de resíduos, consumo consciente e engajamento da equipe e das comunidades.
“Para nós é uma satisfação muito grande receber o Selo Green Key. O nosso hotel foi projetado para gerar o menor impacto possível na floresta e este reconhecimento reitera o nosso compromisso com o meio ambiente e com a Amazônia”, destaca Caio Fonseca, diretor do Juma Hotéis.

O Selo Green Key valida as práticas que fazem da sustentabilidade a essência do empreendimento, que incluem energia 100% limpa por meio de uma mega usina fotovoltaica composta por 333 painéis e capacidade de 185 kWp. Outro destaque é o sistema de gestão sustentável, adaptado a realidade da floresta, da cultura e da região. Desenvolvido em parceria com o Instituto Nova Maré (INMAR), o sistema torna estratégica toda a gestão dos aspectos sustentáveis do hotel: passando pela correta redução na geração, separação e destinação de resíduos, incluindo o uso de um biodigestor que gera biogás para cozinha; pela eficiência hídrica, cuidando da água, do seu consumo e utilização; do tratamento completo de efluentes além da criação de políticas, procedimentos e novas formas de compartilhar o impacto positivo do hotel.
O Juma Amazon Lodge também se destaca pelo impacto social positivo, com a priorização na contratação de colaboradores da comunidade local e guias nativos, promovendo o intercâmbio cultural, fortalecendo a economia regional e valorizando o conhecimento tradicional da floresta.
“A certificação do Juma Amazon Lodge com o selo Green Key representa um avanço significativo para o turismo sustentável nas Américas. Ser o primeiro hotel de selva do continente a alcançar esse reconhecimento demonstra que é possível unir excelência em hospitalidade com uma profunda responsabilidade ambiental e social. O Juma é um exemplo de como a sustentabilidade pode ser vivida na prática. Desde o uso de energia 100% limpa e a gestão eficiente dos recursos naturais até o protagonismo das comunidades locais. Essa conexão entre o empreendimento, a floresta e as pessoas que vivem nela é o que torna essa conquista ainda mais simbólica. Ao conquistar o selo Green Key, o Juma Amazon Lodge reafirma o papel do Brasil como referência internacional em turismo sustentável e reforça a importância de iniciativas que protegem a Amazônia, valorizam o conhecimento tradicional e inspiram o setor a seguir por caminhos mais conscientes”, disse Fernanda Melo, coordenadora nacional do programa Green Key.

Sobre o Juma Amazon Lodge
Localizado a cerca de 100 km ao sudeste de Manaus, em uma área completamente preservada de 7 mil hectares, o hotel Juma Amazon Lodge é um convite irresistível para uma experiência de imersão profunda na selva amazônica. Seus 20 bangalôs construídos sobre palafitas proporcionam uma conexão única e autêntica com a natureza.
A estrutura inclui uma piscina natural, um restaurante que celebra os sabores da culinária regional, um redário para momentos de descanso e uma impressionante torre de observação de 31 metros de altura. Guias especializados e o uso de energia solar reforçam o compromisso com um turismo sustentável, que respeita e valoriza a riqueza da Amazônia.
Sobre o Programa Green Key
O Programa Green Key é a principal certificação internacional voltada à sustentabilidade no setor de turismo e hospitalidade. Presente em mais de 87 países, reconhece hotéis, pousadas, resorts e outros empreendimentos que adotam rigorosos critérios ambientais, sociais e de governança, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
No Brasil, o selo é representado e operado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), organização sem fins lucrativos que há mais de 20 anos atua em projetos de educação e certificação ambiental. O IAR é também o operador nacional dos programas Bandeira Azul e Eco-Escolas, todos ligados à Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca.
Sobre o Instituto Nova Maré
Organização dedicada à sustentabilidade/ESG e ao impacto socioambiental positivo no Brasil. Fundado em agosto de 2019, mas idealizado ao longo de mais de 10 anos, o INMAR nasceu da iniciativa de jovens profissionais comprometidos em transformar realidades por meio da Educação Ambiental, Economia Circular e Turismo Sustentável com base nas metas globais da Agenda 2030 da ONU. Por meio da educação ambiental, o INMAR auxilia indivíduos, comunidades e organizações a encontrarem o seu papel no desenvolvimento sustentável. Acesse: www.inmar.org.br .