Azul faz voo inaugural do A350 de SP para Orlando. A empresa é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas. Este voo celebra o 14º aniversário com o primeiro voo do maior avião de passageiros de sua frota, o Airbus A350. Decolando do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, principal centro de operações da companhia no país, a aeronave parte com destino a Orlando, nos Estados Unidos, no mesmo dia em que a rota completa oito anos de operação.
“Realizar o primeiro voo com o A350 partindo de Viracopos é mais um marco na história da Azul. Esta é a nossa maior e mais moderna aeronave de passageiros e vai trazer ainda mais conforto para a viagem dos nossos Clientes. Até o ano que vem, nossa malha deve crescer e, com isso, vamos recuperar 100% da nossa capacidade internacional”, afirma John Rodgerson, CEO da Azul.
Configurado para 334 Clientes, sendo 301 na classe econômica e 33 na classe executiva, a aeronave batizada “50 também é Azul” é a primeira aeronave modelo Airbus A350 da frota da Azul. A segunda do mesmo modelo aterrissou em solo brasileiro no último dia 8 e, em 2023, mais dois A350 chegam para complementar a frota operacional da companhia.
Uma das mais modernas aeronaves do mundo, o Airbus A350 é equipado com itens de última geração e que contribuem para uma aeronave mais leve, econômica e de alta eficiência técnico-operacional. Apesar do seu tamanho, a aeronave consome cerca de 20% menos combustível por assento, integrando o plano de modernização de frota da Azul e reforçando o compromisso da companhia em alcançar a neutralidade de carbono até 2045. Para os Clientes, o Airbus A350 oferece ainda mais conforto: a bordo, eles apreciarão uma cabine mais silenciosa, mais ampla, com janelas panorâmicas mais largas e maior espaço nos compartimentos de bagagem.
Viagens internacionais
As aeronaves de longa distância da Azul contam ainda com o sistema de entretenimento Panasonic eX3, uma das soluções tecnológicas mais avançadas do mercado. Os televisores de todas as classes têm 16 polegadas e são equipados com controle remoto e possuem opção de modo touchscreen. Em todas as classes, a qualidade de reprodução de vídeos é em HD. As telas são equipadas com uma porta USB, que serve, sobretudo, para recarregar dispositivos móveis.
A bordo do A350, os Clientes poderão escolher entre as três categorias disponíveis dentro da aeronave: 33 assentos de Business, 102 Economy Extra e 199 de Economy. Com a Azul Business, os Clientes têm um assento completo, com acesso direto ao corredor, opções de refeições personalizadas e entretenimento a bordo de classe mundial. Quem voar na classe Economy Xtra pode desfrutar, ainda, de uma experiência aprimorada de espaço para as pernas. E quando o assunto é refeição, o cardápio não fica para trás, contando sempre com quatro opções, que variam entre carnes, peixes e massas. Os pratos são acompanhados de sopa, saladas, queijos e pães, além de entradas especiais e sobremesas diferenciadas.
Primeiro destino do A350 “50 também é Azul”, Orlando é um dos preferidos dos brasileiros na alta temporada de verão. Hoje, 15 de dezembro, completam oito anos desde o primeiro voo da rota Viracopos-Orlando, que foi o segundo destino internacional a integrar a malha da companhia, em 2014. De lá pra cá, foram mais de um milhão de Clientes transportados nessa rota, que já contou com 2.869 voos.
Catorze anos conectando os brasileiros
Conectar o Brasil aos mais diferentes destinos sempre foi o mote de atuação da Azul. Hoje, a companhia opera em mais de 159 destinos nacionais e internacionais. No Brasil, a companhia também ocupa a liderança em maior parte das cidades atendidas, sendo a única operadora aérea em 80% de suas rotas domésticas. Para viagens ao exterior, a Azul oferece voos regulares e diretos para cinco destinos diferentes, entre eles Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai, e Lisboa, em Portugal.
Quando chegou ao mercado, em 2008, eram 50 milhões de passageiros domésticos por ano, segundo dados da ANAC. Em 2019, última medição da agência, esse número quase dobrou, chegando a 96 milhões de passageiros. A Azul foi responsável por mais da metade do crescimento do mercado, focada em ampliar a cobertura aérea no país e, com isso, fazer o brasileiro voar mais.
Ao longo de seus catorzes anos de existência, a empresa atingiu recordes mundiais e conquistou alguns dos melhores índices de reconhecimento do setor de aviação aérea brasileira e mundial. Em 2020, a Azul foi eleita a Melhor Companhia Aérea do Mundo pelo TripAdvisor Travelers’ Choice, sendo a única empresa brasileira a receber este reconhecimento na história da premiação.
Orientada em oferecer sempre a melhor experiência de voo aos seus Clientes, a Azul está, hoje, entre as melhores companhias aéreas do mundo em pontualidade e em satisfação do Cliente. Neste ano, a Azul foi reconhecida pela Cirium, empresa líder em análise de dados de aviação, por seis vezes como a companhia aérea mais pontual do Brasil e a segunda mais pontual do mundo de acordo com o relatório “The Airline On-Time Performance Report”, principal referência de dados no setor aéreo mundial.
A Azul também tem se destacado sucessivamente em seus indicadores de Net Promoter Score (NPS), batendo sucessivos recordes. Nos dez primeiros meses de 2022, o NPS acumulado é de 57,1.
Isso é reflexo do compromisso da companhia em oferecer a melhor experiência de voo para cada Cliente. Voar com a Azul é experimentar o diferencial do atendimento humanizado da companhia e, ao mesmo tempo, usufruir da conveniência das inovações tecnológicas propostas pela empresa. Desde o check-in automático – no qual os Clientes recebem um contato da Azul diretamente no WhatsApp e recebem seu cartão de embarque por ali mesmo, o embarque com o Tapete Azul – tecnologia inédita e exclusiva que otimiza o processo de entrada nas aeronaves, até o serviço a bordo, que inclui Wi-Fi a bordo sem nenhum custo adicional, tv ao vivo com mais de 40 canais, revista Azul e, claro, o famoso serviço de bordo Azul, que oferece snacks e bebidas à vontade.