Chile tem cinco novas Zonas de Interesse Turístico

Novas Zonas de Interesse Turístico

O governo do Chile decretou a criação de cinco novas Zonas de Interesse Turístico no país: Bahía Inglesa – Caldera, na região do Atacama; Olmué, na região de Valparaíso; Chanco – Pelluhue, na região de Maule; San Fabián, na região de Ñuble; e Río Bueno – Puyehue, nas regiões de Los Ríos e Los Lagos. As informações são da Sernatur (Secretaria Nacional de Turismo).

“As cinco áreas têm um enorme potencial turístico. As ZOITs são uma ferramenta valiosa que permitirá aos municípios envolvidos o acesso a programas especiais de investimento, possibilitando a geração de projetos de alto impacto social e econômico. Estamos trabalhando para reativar essa indústria em todo o país e as novas áreas de interesse serão peça fundamental nesse processo”, disse a subsecretária de Turismo, Verónica Kunze.

Com essas novas áreas, já existem 40 Zonas de Interesse Turístico no país. São localidades que passaram a ter um instrumento que estabelece a governança público-privada para coordenar e planejar o desenvolvimento turístico nos territórios de forma participativa. Assim, podem definir uma carteira de projetos de acordo com as necessidades de localidades para melhorar o planejamento do turismo.

As novas Zonas de Interesse Turístico no Chile

Nas zonas de interesse turístico
Praia em Bahia Inglesa. Foto: Chile Travel

Bahía Inglesa-Caldera, Região do Atacama

A área declarada está inserida no destino Parque Nacional Caldera-Pan de Azúcar. Faz limite ao norte com o município de Chañaral e ao sul com Copiapó, a 75 km da capital regional e a 23 km de do Aeroporto do Deserto do Atacama

Na área está a rota costeira com atrações como a Bahía Inglesa, a antiga Alfândega da Caldera, a Igreja San Vicente de Paul, o Primeiro Cemitério Secular do Chile, o sítio paleontológico “Los Dedos”, entre outros locais. relevantes. Além disso, tem 189 serviços turísticos no registro nacional de prestadores de serviços turísticos.

Olmué. Foto: Municipalidad de Olmué

Olmué, Região de Valparaíso

A delimitação do polígono desta ZOIT considera quatro zonas centrais: o centro de Olmué, a Vila Olímpica, o Parque Nacional La Campana e a Quebrada Alvarado. Estes setores concentram serviços de alojamento turístico e gastronomia, bem como áreas para o desenvolvimento de atividades ao ar livre.

O Parque Nacional La Campana recebe visitas anuais que oscilam entre 50 e 60 mil turistas e a área da Quebrada Alvarado concentra uma oferta turística de quatro estabelecimentos, além do acesso ao Niño Dios de las Palmas e ao Monumento Histórico Capilla de la Dormida .

Praia de Cunaripe. Foto: Chile es tuyo

Chanco-Pelluhue, região de Maule

O território desta nova ZOIT – um polígono de 150 km2 – está concentrado em um dos potenciais destinos turísticos da região de Maule, Chanco-Pelluhue, uma área costeira marinha.

O principal potencial turístico da região gira em torno de atividades de turismo de aventura como o surf, a gastronomia associada às suas enseadas (Loanco e Curanipe), o resgate de tradições e identidades rurais e a promoção de atividades agrícolas. Este destino também possui várias áreas protegidas na categoria de Reservas Nacionais.

Região de San Fabián. Foto: Municipalidad de San Fabián

San Fabián, região de Ñuble

O polígono que inclui esta nova ZOIT tem uma área total de 54,7 km2 e inclui a cidade de San Fabián de Alico e uma série de atrações turísticas, incluindo a trilha Los Hualos, o setor La Balsa, no Rio Ñuble; o Estero de Piedras e a Plaza de Armas de San Fabián, o principal espaço público da comuna onde ocorrem diferentes manifestações tradicionais, culturais e produtivas. O Mercado Campesino está localizado na praça. Ali são vendidos produtos agro-artesanais.

Já o setor formado pela Laguna del Valiente é uma das principais atrações do município, dada a sua beleza cênica e a presença de floresta nativa centenária, atributos que motivam a chegada de turistas.

Foto: Puyehue.cl

Regiões de Río Bueno-Puyehue, Los Ríos e Los Lagos

Esta é a primeira ZOIT birregional do Chile. Os territórios dos distritos de Río Bueno e Puyehue correspondem a setores no sopé dos Andes, com bacias lacustres e hidrográficas relevantes, como os lagos Puyehue e Rupanco e o rio Bueno.

Esses recursos naturais geram a espinha dorsal desta zona, juntamente com a proximidade do Parque Nacional Puyehue. São áreas de beleza cênica como Puerto Chalupa, setor El Encanto, Rio Gol Gol, a Rota Internacional CH 215 que conecta com o Passo Internacional Cardenal Samoré, Praia de Entrelagos, Mantilhue, Rio Pilmaiquén e setor Boquial.

Foto principal: Chile es tuyo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *