Comarca Andina do Paralelo 42, eu fui

El Bolson, na Comarca Andina do Paralelo 42

Antes da pandemia, quando ainda se podia viajar à vontade, fui com meu marido a Bariloche. Era fim de agosto, estava muito frio, a neve era abundante. Mas ninguém me demoveria de visitar El Bolson, a cidade da agrocecologia, da produção orgânica de frutas finas e lúpulo, das comunidades hippies. Na famosa Comarca Andina do Paralelo 42, El Bolson é uma das localidades que fazem a fama da bela região patagônica que se espalha na divisa entre as províncias de Rio Negro e Chubut. Recomendo a visita.

No site Argentina Travel, a Comarca Andina do Paralelo 42 é apresentada assim: “Entre o espelho dos lagos, o verde dos vales e a paisagem das montanhas, descubra esta comarca que espera por você nos estados do Rio Negro e Chubut. Comece seu percurso em El Bolsón, onde você vai encontrar um paraíso para o cultivo da terra e a produção de artesanatos, geleias e cervejas. Continue em lago Puelo e desfrute do trekking e das atividades aquáticas em plena natureza. Visite El Hoyo, uma aldeia rural reconhecida por sua produção de fruta fina.

Comarca Andina do Paralelo 42, foto de lúpulo
Produção de lúpulo em El Bolsón. Fotos: Eduardo Sganzerla

Em Epuyén, custodiado pelo cerro Pirque, encontre um mundo de artesãos e mapuches, rodeado de arroios que fluem entre bosques. Em El Maitén, enquanto você explora o vale do rio Chubut, desfrute da Fiesta Nacional del Tren a Vapor. E em Cholila, pratique a pesca esportiva entre lagos cristalinos, rios caudalosos e cordões cordilheiranos. Por onde você vai começar sua aventura na Comarca Andina do Paralelo 42?”

Leia também: Paraná na trilha do ecoturismo

El Bolsón e Lago Puelo, as melhores lembranças da Comarca Andina do Paralelo 42

Passei um sábado em El Bolson e Lago Puelo. Na praça central da cidade, uma graça de cidade inscrustrada num vale entre montanhas e tendo o monte Piltriquitrón como testemunha, a famosa feira de artesanato não deixa a desejar. Tem peças para todos os gostos e preços. Tem joias em prata e pedras, tem artigos para casa, tem geleias e biscoitos, tem bebidas artesanais. E tem uma produção de medicamentos caseiros feitos à base de cannabis. Isso, antes da liberação da produção para uso próprio medicinal na Argentina, em 2020.

Lago Puelo é um paraíso aos olhos e aos pulmões. Ar puro da montanha, uma paz absoluta e alguns quilômetros de distância para a divisa com o Chile tornam esse um local muito interessante. Muitos argentinos compram chalés para passar o verão na região ou mesmo para morar depois da aposentadoria.

A região patagônica toda tem cervejas artesanais saborosas e El Bolsón não é diferente. Há boas marcas à disposição. E a comida, nem se fala. Cordeiro assado, truta em vários preparos, sobremesas à base de frutas vermelhas. Não deixe de ir.

Com Eduardo Sganzerla, em Lago Puelo. Acervo pessoal

Informação útil do site Argentina Travel

Localização geográfica: O núcleo da Comarca Andina é El Bolsón, no estado do Rio Negro.

Como chegar: Por via terrestre, de carro pela Rota Nacional 40. Múltiplas linhas de ônibus chegam à Terminal de ônibus de El Bolsón. Por via aérea, chega-se ao Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria, da cidade de Bariloche, que dista a 120 km.

Altitude: 420 metros acima do nível do mar (altitude média)

Clima: frio e úmido.

O que fazer: Cavalgadas, rafting, parapente, pesca esportiva, avistamento de aves, esqui, canionismo, turismo em bicicleta, escalada, caiaque e trekking.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *