Do hobby ao negócio: turismo de caminhada em Torres del Paine

Turismo de caminhada ganha força

O publicitário e hoje proprietário da Target Ecoturismo e Aventura, Juliano Sant’Ana pratica caminhada há pouco mais de uma década, O hobby da caminhada surgiu na busca de um estilo de vida mais saudável e acabou se tornando um negócio. Hoje, através da Target, ele leva brasileiros a experiências únicas de turismo de caminhada junto ao meio ambiente. Um dos principais destinos é Torres del Paine, na Patagônia chilena. As informações são da assessoria de imprensa da Target.

“Com a reabertura das fronteiras, o fluxo de pessoas buscando retomar essas agendas é intenso, além de haver novos praticantes da modalidade. A grande vantagem é essa conexão com a natureza, a introspecção em um ambiente que te desafia e, ao mesmo tempo, propostas que respeitam o seu limite, tornando o ecoturismo algo acessível, prazeroso e recompensador”, diz Juliano. Há quatro anos, a Target se transformou na Operadora de Ecoturismo que mais envia brasileiros para Torres del Paine, considerado um dos 10 Parques Nacionais mais visitados do mundo.

Leia também: Conhecer o Brasil sobre um stand up paddle

Turismo de caminhada ganha infraestrutura

Atualmente, praticar o turismo de caminhada, segundo Juliano, é ainda mais viável já que muitos destinos de natureza pelo mundo já investem em infraestrutura, seja de logística, hospedagem e alimentação. A Target, por exemplo, desde 2018 promove duas saídas em grupo exclusivo de brasileiros para a Patagônia Chilena por ano, mas tem seu trabalho especialmente voltado para os programas completos e autoguiados, promovendo uma experiência de natureza intensa com segurança e muitos serviços à disposição de seus clientes.

“Outra novidade é que estamos abrindo grupos para o caminho português de Santiago de Compostela, saindo de Porto, Portugal. Um caminho muito especial, viável a todos os perfis de pessoas e com um planejamento muito próximo do que fizemos na Patagônia, com infraestrutura e segurança, transformando essa viagem em uma experiência introspectiva que vai te marcar para toda a vida”, destaca.

Com a abertura de uma unidade em Portugal prevista para o primeiro semestre de 2023, a Target deve intensificar a oferta do destino no país para brasileiros, enquanto abre novas possibilidades para os portugueses em Torres del Paine, na Patagônia e também na Coxilha Rica, na Serra Catarinense. Para Juliano, o bom momento da empresa é marcado pela busca de reconexão do ser humano.

“Nunca passamos por situações tão estressantes. Vivemos um lockdown, nos desconectamos de tudo que é realmente ligado à natureza e passamos por uma experiência em que o digital cortou laços afetivos e experiências. Retomar a caminhada como algo contemplativo, para voltarmos com a cabeça mais tranquila, é uma situação realmente essencial para o ser humano”, finaliza.

Natureza em alta

Dois anos intensos de restrições causaram diversos impactos nos brasileiros: de problemas emocionais à vida de pouca liberdade, além de hábitos menos saudáveis. Não é à toa que, com o controle da pandemia, o ecoturismo ganha destaque no cenário turístico mundial. Segundo o portal Viajanet, a busca por “turismo de natureza” aumentou em 133% e “turismo ecológico” em 23% no último ano.

E a caminhada é uma prática agregada a este tipo de viagem. Democrática, com diferentes níveis de dificuldade e amplamente benéfica, é a solução ideal para férias em uma reconexão com a natureza. Um estudo da Universidade de Stanford mostrou que andar a pé por ao menos 20 minutos aumenta, em média, 60% a geração de propostas inovadoras e exercícios de criatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *