Festival do Cambuci (SP) traz a comida artesanal da agricultura familiar

Comida no Festival do Cambuci

O fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro será repleto de atividades na região de Parelheiros, onde acontece a 13ª edição do Festival Cultural e Gastronômico do Cambuci. O evento será realizado na Praça Júlio César de Campos no sábado (5/11), das 10h às 22h, e domingo (6/11), das 9h às 20h. Produtores locais e do Estado de São Paulo estarão presentes com produtos artesanais como bebidas, doces, geleias e outras comidas. Haverá também espaço para artesanato e lembrancinhas, além de música ao vivo durante os dois dias do evento gratuito para toda a família. As informações são da SPTuris.

O público poderá acompanhar ainda o inédito concurso “Sabor da Mata”, que vai premiar três categorias de produtos em que o cambuci deve ser ingrediente de destaque: doces, salgados e bebidas. No sábado do festival haverá ainda uma van promocional divulgando os produtos turísticos do Polo de Ecoturismo.

O cambuci é uma fruta nativa da Mata Atlântica e da Serra do Mar paulista, rica em tanino, com propriedades antioxidante e anti-inflamatória que combatem o envelhecimento precoce.

Animais como a anta, a paca e a maritaca também alimentam-se da fruta, abundante no Polo de Ecoturismo de São Paulo – que envolve Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé –, e tornou-se um dos símbolos da região.

Entre os organizadores e participantes do Festival estão associações, empreendedores, agricultores e movimentos como a “Rota do Cambuci” promovem há alguns anos o resgate cultural e gastronômico de frutas nativas do bioma. O foco é o desenvolvimento sustentável a partir da produção agroecológica, com plantio e manuseio dos produtos sem uso de agrotóxico, manutenção do solo fértil e preservação da natureza.

Leia também: Relaxar e ganhar uma nova habilidade. Hotéis têm aulas práticas

Fortalecimento do Polo com o Festival do Cambuci

Localizado extremo no sul da capital paulista, o Polo de Ecoturismo de São Paulo faz parte de um projeto da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Sustentável, e a São Paulo Turismo, empresa de turismo e eventos da Prefeitura, a fim de posicionar a região como destino turístico sustentável.

Considerada a maior extensão verde e preservada da cidade – ocupando 20% do território –, o Polo inclui também as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Capivari-Monos e Bororé-Colônia e é pouco conhecido pelo público. Por esse motivo, a iniciativa conjunta da SMRI e SPTuris fará a divulgação de atrativos, ações e atividades até meados de 2023.

Acompanhe novidades nas redes sociais do Polo de Ecoturismo de SP: Instagram e Facebook

Foto: Daniel Deák / SPTuris.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *