São José dos Campos, a 87 km de São Paulo, se tornou, no começo de 2022, a primeira Smart City do Brasil a ser certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. A cidade passou por um processo rigoroso, que levou em consideração 276 indicadores em setores como serviços urbanos, qualidade de vida e práticas sustentáveis.
A certificação não apenas destaca os fatores de aplicação tecnológica, como também detecta as boas práticas de gestão que contribuem diretamente na qualidade de vida da população. Apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação.
Um dos indicadores para chegar a essa classificação é a mobilidade urbana. A prefeitura de São José dos Campos tem, desde 2014, com a parceria da Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital, responsável pelo sistema Infobus de registro das linhas, rotas, locais de embarque e desembarque e quadro de horários do transporte público. Em 2022, o contrato entre o órgão público e a empresa de tecnologia foi renovado por mais 12 meses.
Para Rodolfo Alves, chefe da divisão de planejamento de transporte da prefeitura de São José dos Campos, o sistema também apoia nas questões de sustentabilidade, já que a ferramenta auxilia no desenho de novos trajetos. O usuário tem informação de previsão de chegada de acordo com a tabela horária.
“A população tem acessado o que acontece na operação do ônibus e tudo que facilita para se deslocar por meio do Google usando o smartphone ou mesmo pelo computador. O usuário consegue checar que horas o ônibus vai passar. Além disso, há também um sistema de bilhetagem eletrônico e GPS instalados nos carros para abastecer os sistemas e informar o cidadão joseense, que é exigente”, afirma Alves.
São José dos Campos tem 101 linhas em operação, sendo 328 ônibus rodando em 2.500 pontos, com 130 mil pessoas usando diariamente o transporte público.
“O sistema é conectado ao Google Maps via API (Interface de Programação de Aplicativos) e possibilita, além das informações sobre a cadeia de transporte, a alteração de rotas em casos de interdições de vias por causa de obras, quedas de árvores, semáforos em flash e eventos, entre outros”, afirma Wanderson Magalhães, account do mercado de Transporte e Trânsito da Engineering.
O Infobus nasceu na época da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, com a necessidade de levar os torcedores até os estádios. “Antigamente, a atualização de rotas de ônibus era algo feito anualmente, mas, com o advento do GPS e dos smartphones, esse processo passou a ocorrer em tempo real. O sucesso do sistema na Copa foi tão expressivo que possibilitou a adesão para cidades como São José dos Campos”, finaliza Fernandes, acrescentando que hoje o sistema também está disponível em Belo Horizonte, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro.
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