Línguas indígenas da América do Sul são incluídas no Google Tradutor

Línguas indígenas no Google Tradutor

O Google anunciou, durante a conferência I/O, nesta quarta-feira (11) 24 novos idiomas para sua ferramenta de tradução. Assim, o Google Tradutor passa a permitir a tradução de textos para um total de 133 idiomas, incluindo as línguas indígenas sul-americanas guarani, quíchua e aimará.

Segundo o Google, mais de 300 milhões de pessoas falam os idiomas recém-adicionados à plataforma. As línguas indígenas sul-americanas são faladas por aproximadamente 20 milhões de pessoas. Só do guarani, que é uma das línguas oficiais do Paraguai, por exemplo, são 7 milhões de falantes. Os idiomas quíchua e aimará são falados por populações indígenas da Argentina, Bolívia, Peru e Chile.

Leia também: Visto para nômades digitais vai permitir ficar por um ano na Argentina

Pesquisa com falantes das línguas indígenas

Para oferecer essa tradução das línguas indígenas, a equipe de pesquisadores do Google incluiu falantes nativos, professores e linguistas. Segundo a agência de notícias Andina, do Peru, o grupo incluiu falantes de quíchua de origem peruana. Entre os colaboradores do Google estavam Helvia Taina, bióloga de origem cusquenha, e Marisol Necochea, professora peruana que ensina quíchua na Universidade de Stanford.

Para os testes com aimará, a empresa contou com o apoio do escritor boliviano Ruben Hilari Quispe. O Google informou à agência Andina que esse avanço representa um primeiro grande passo para implementar esses novos 24 idiomas – incluindo o guarani, quíchua e o aimará – em outros serviços.

Foto: Chile es tuyo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *