Visto para nômades digitais vai permitir ficar por um ano na Argentina

Novo visto para nômades digitais na Argentina

O governo argentino da Argentina anunciou esta semana a criação de um novo visto de permanência no país. “Nômades Digitais” é um tipo de visto que inclui um programa de benefícios para atrair pessoas de todo o mundo para realizar seu trabalho de forma remota. Com isso, o governo espera ter um impacto econômico positivo na sua receita. As informações foram divulgadas pelo Ministério de Turismo e Esportes da Argentina.

O visto concederá um prazo de 180 dias, prorrogável apenas uma vez. de residência transitória, oferecendo a possibilidade de prestação de serviços à distância a favor de pessoas físicas ou jurídicas domiciliadas no exterior. O teletrabalho é uma tendência mundial devido ao avanço das tecnologias digitais, ao contexto global da saúde e à revalorização de um modo de vida que integra trabalho e prazer, justifica o Ministério de Turismo e Esportes da Argentina.

Além disso, já há o Programa Nômades Digitais, que tem foco na oferta de hotéis e alojamento familiarizados com as necessidades específicas do segmento nômade. O governo também está criando um selo para hotéis para que os nômades possam identificar rapidamente acomodações que atendam aos requisitos necessários para viver e trabalhar na Argentina.

Leia também: Eventos presenciais voltam com força no Costão do Santinho

Passagens aéreas com tarifas especiais

Essa ação se soma à série de iniciativas realizadas pelo Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR), com a colaboração do Ministério de Turismo e Esportes da Nação, para atrair nômades digitais ao país. Uma dessas iniciativas é o cartão Visite a Argentina, enquadrado no programa “Tesouros Argentinos”, que permitirá aos turistas estrangeiros que visitam o país obter pontos que podem ser trocados por experiências gastronômicas ou recreativas após ativação pessoal.

No mesmo sentido, eventos promocionais e de relações públicas serão realizados em cidades com potencial para atrair esse segmento, como Nova York, Londres e Paris. Ao mesmo tempo,a companhia Aerolíneas Argentinas deve se unir a esta iniciativa com tarifas especiais para este tipo de turista.

Argentina é o país que mais recebe turistas da América do Sul

A apresentação decorreu no Centro Cultural Kirchner (CCK), onde o ministro do Interior, Wado De Pedro destacou: “Esta é uma oportunidade de dizer ao setor e aos governadores que vamos continuar tomando todas as decisões para fomentar o turismo, porque o turismo federaliza a geração de empregos, não só com os atores organizados como gastronomia, hotéis, agências e todos os fornecedores , mas também com artesãos, mulheres artesãs e toda essa economia que surge nas cidades”.

O ministro do Turismo e Esportes, Matías Lammens, disse que “a Argentina é o país que mais recebe turistas na América do Sul e vimos uma grande oportunidade de torná-lo também uma opção para quem trabalha remotamente. Graças a este trabalho conjunto com o Ministério do Interior, vamos conceder-lhes um visto temporário e muitos benefícios em diversas partes do país. Sem dúvida, isso representará uma importante receita cambial para o país e a geração de mais empregos.”

Nômades digitais pelo mundo

No mundo existem mais de 35 milhões de nômades digitais que realizam tarefas de trabalho remotamente. As pessoas que compõem esta comunidade estão na faixa etária entre 20 e 40 anos, a maioria com formação universitária. Estima-se que esse grupo consuma mais do que o restante dos visitantes do país: uma estadia média é de aproximadamente US$ 6 mil.

Foto: Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *